1. APRESENTAÇÃO

CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL-CTA

DIREÇÃO

Diretor: Maj. Brig.-do-Ar Tiago da Silva Ribeiro

Vice-Diretor: Cel. Av. Marco Antônio Couto do Nascimento

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA-ITA

REITORIA

Reitor: Michal Gartenkraut reitor@ita.br

Vice-Reitor: Paulo Rizzi rizzi@aer.ita.br

Chefe de Gabinete: Carlos de Moura Neto mneto@adm.ita.br

Conselho Superior

Reitor (Presidente)

Vice-Reitor

Diretor de Administração e Apoio

Diretor de Ensino

Chefe de Gabinete

CONGREGAÇÃO

Presidente: Reitor

Vice-Presidente: Vice-Reitor

Secretário: Protógenes Pires Porto

Membros Efetivos

Diretor de Ensino

Chefes de Divisão de Ensino

Chefes de Departamento

Membros Representativos Eleitos

um Professor Titular de cada Divisão de Ensino

um Professor Adjunto de cada Divisão de Ensino

um Professor Assistente de cada Divisão de Ensino

Comissões Permanentes

Admissão IC/CAD

Currículo IC/CCR

Permanente de Pessoal Docente IC/CPPD

Política Educacional IC/CPE

Redação e Eleições IC/CRE

Revalidação de Diplomas IC/CRD

DIREÇÃO DE ENSINO

Diretor: Cláudio Jorge Pinto Alves claudioj@infra.ita.br

Secretaria da Direção de Ensino

Chefe: Carlos Müller muller@infra.ita.br

Divisão de Ensino Fundamental

Chefe: Maria Elizabeth S. Gonçalves beth@ief.ita.br

Divisão de Engenharia Aeronáutica

Chefe: Maher Nasr Bismarck-Nasr bismarck@era.ita.br

Divisão de Engenharia Eletrônica

Chefe: Fernando Toshinori Sakane sakane@ele.ita.br

Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Chefe: Sérgio Frascino M. de Almeida frascino@mec.ita.br

Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica

Chefe: Eliseu Lucena Neto eliseu@infra.ita.br

Divisão de Ciência da Computação

Chefe: Celso de Renna e Souza celsoren@comp.ita.br

Divisão de Pós-Graduação

Chefe: Homero Santiago Maciel homero@fis.ita.br

DIREÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E APOIO

Diretor: Francisco Antônio Ramos de Araújo, Maj. Esp. Com. (interino) ramos@adm.ita.br

Secretaria da Direção de Administração e Apoio

Chefe: Eliana Terêsa Martins Dias eliana@adm.ita.br

Divisão Administrativa

Chefe: Valter Moreira da Silva valter@adm.ita.br

Divisão de Alunos

Chefe: Alberto Adade Filho adade@mec.ita.br

Biblioteca Central

Chefe: Marina Lima Dalle Mulle mulle@bibl.ita.br

REITORES

Richard Herbert Smith 1946 a 1951

Joseph Morgan Stokes 1951 a 1953

André Johannes Meyer 1953 a 1956

Samuel Sidney Steinberg 1956 a 1960

Marco Antonio Guglielmo Cecchini 1960 a 1965

Luiz Cantanhede de Carvalho Almeida Filho 1965 a 1966

Charly Künzi 1966 (janeiro a março)

Talmir Canuto Costa (pro tempore) 1966 (março a junho)

Francisco Antonio Lacaz Netto 1966 a 1973

Luiz Cantanhede de Carvalho Almeida Filho 1973 a 1976

Jessen Vidal 1977 a 1982

Tércio Pacitti 1982 a 1984

Jair Cândido de Melo 1984 a 1989

Jessen Vidal 1989 a 1994

Euclides Carvalho Fernandes 1994 a 2001

Michal Gartenkraut desde nov. 2001

PROFESSORES EMÉRITOS

Darcy Domingos Novo

Fernando Pessoa Rebello

Luiz Cantanhede de Carvalho Almeida Filho

Paulus Aulus Pompéia

CALENDÁRIO ESCOLAR-2002

CURSOS DE GRADUAÇÃO

ITEM

1o PERÍODO

2o PERÍODO

Chegada dos alunos aprovados e classificados no Concurso de Admissão, para exame médico e matrícula

20/jan

 
Renovação de matrícula

18 a 22/fev

22 a 26/jul

Matrícula em matéria adicional (extracurricular)

18 a 22/fev

22 a 26/jul

Início das aulas

25/fev

29/jul

Exames de 2a época

25/fev a 01/mar

29/jul a 02/ago

Pedido de dispensa de dependência ou matéria já cursada

18 a 22/mar

12 a 16/ago

Mudança de opção

até 01/mar

até 02/ago

Confirmação ou mudança de TG

18 a 22/mar

-

Trancamento de matrícula em matéria adicional (extracurricular)

15 a 19/abr

16 a 20/set

Semana de recuperação

21 a 27/abr

22 a 28/set

Reinício das aulas após semana de recuperação

29/abr

30/set

VII Encontro de Iniciação Científica (sujeito a confirmação)  

23, 24 e 25/out

Torneio Semana da Asa (sujeito a confirmação)  

26 e 27/out

Escolha de matérias optativas para o próximo período

03 a 07/jun

28/out a 01/nov

Apresentação final de TG

-

04 a 15/nov

Entrega do relatório final de TG às Divisões de Ensino

-

18 a 22/nov

Escolha preliminar de TG para os alunos do 2o ano profissional

-

18 a 22/nov

Semana Suplementar

23 a 29/jun

24 a 30/nov

Exames finais

01 a 12/jul

02 a 13/dez

Recesso escolar

13 a 28/jul

 
Concurso de Admissão (sujeito a confirmação)  

09 a 12/dez

Colação de grau (sujeito a confirmação)  

14/dez

* A Semana Suplementar tem por objetivo permitir a realização de atividades acadêmicas não cumpridas no período letivo. A antecipação do calendário de exames fica a critério de cada Divisão de Ensino.

DATAS

FERIADOS

01/jan, terça-feira

CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL

12/fev, terça-feira

CARNAVAL

13/fev, quarta-feira

CINZAS

29/mar, sexta-feira

PAIXÃO

31/mar, domingo

PÁSCOA

21/abr, domingo

TIRADENTES

01/mai, quarta-feira

DIA DO TRABALHO

30/mai, quinta-feira

CORPUS CHRISTI

09/jul, terça-feira

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA

27/jul, sábado

ANIVERSÁRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

07/set, sábado

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

12/out, sábado

NOSSA SENHORA APARECIDA

02/nov, sábado

FINADOS

15/nov, sexta-feira

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

25/dez, quarta-feira

NATAL

Observações:

2. INFORMAÇÕES GERAIS

Funções e Órgãos do CTA

O Centro Técnico Aeroespacial-CTA é, no âmbito do Comando da Aeronáutica, o órgão responsável pela execução dos programas de ensino, pesquisa e desenvolvimento necessários à consecução dos objetivos da Política Aeroespacial Nacional.

Para o desempenho de sua missão, o CTA conta com os seguintes Institutos:

Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA

Instituto de Aeronáutica e Espaço-IAE

Instituto de Fomento e Coordenação Industrial-IFI e

Instituto de Estudos Avançados-IEAv.

Os programas de pesquisa e desenvolvimento estão a cargo do IAE (nos campos aeronáutico e espacial) e do IEAv (na vanguarda da Ciência). Cabe ao IFI fomentar, selecionar e integrar indústrias para produção dos itens aeronáuticos, promovendo contínua avaliação da qualidade aeronáutica, bem como promover a transferência de tecnologia dos Institutos do CTA para aquelas indústrias.

O CTA conta com servidores civis e militares e mantém convênios com grande número de instituições brasileiras e estrangeiras (notadamente da Alemanha, Estados Unidos da América, França e Inglaterra), recebendo financiamento de diversas fontes governamentais.

Missão e Constituição do ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, criado pelo Decreto no27.695, de 16 de janeiro de 1950, definido pela Lei no 2.165, de 05 de janeiro de 1954, é o órgão de ensino superior do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade:

O Curso de Engenharia Aeronáutica iniciou-se em 1947 nas instalações da Escola Técnica do Exército, hoje Instituto Militar de Engenharia-IME. Em janeiro de 1950, o ITA foi instalado no CTA, em São José dos Campos.

O ITA implantou os cursos de Engenharia Eletrônica em 1951, de Engenharia Mecânica em 1962 (transformado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica em 1975), de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica em 1975 e de Engenharia de Computação em 1989. Em 1961, foram iniciados os cursos de pós-graduação que marcaram não apenas a implantação, no Brasil, da pós-graduação em Engenharia, como também a introdução de um modelo que viria a ser adotado em diversos pontos do País.

O ITA é constituído pela Reitoria (ID), Congregação (IC), Direção de Ensino (IE) e a Direção de Administração e Apoio (IA).

A Reitoria do ITA (ID) tem a seguinte constituição: Reitor (ID), Vice-Reitor (IDV) Conselho Superior (IDC) e Gabinete (IDG).

O Conselho Superior (IDC) é o órgão consultivo do Reitor, que o assessora e com ele coopera no planejamento das atividades e na orientação técnica, administrativa e disciplinar do ITA. Presidido pelo Reitor, tem como membros efetivos: o Vice-Reitor, o Diretor de Administração e Apoio, o Diretor de Ensino e o Chefe de Gabinete.

O Gabinete (IDG), subordinado diretamente ao Reitor do ITA, é o órgão que tem por finalidade proporcionar-lhe assessoria jurídica e de relações públicas, e, também, assegurar apoio geral à Reitoria. É constituído por: Chefe, Secretaria, Assessoria Jurídica e Assessoria de Relações Públicas.

A Congregação (IC), órgão planejador e orientador do ensino e da política educacional do Instituto, é presidida pelo Reitor e constituída por membros efetivos e representativos. São membros efetivos da Congregação: o Vice-Reitor, o Diretor de Ensino, os Chefes de Divisão de Ensino e os Chefes de Departamento. Os membros representativos são: um professor Titular de cada Divisão de Ensino, um Professor Adjunto de cada Divisão de Ensino e um Professor Assistente de cada Divisão de Ensino.

A Direção de Ensino (IE), diretamente subordinada ao Reitor, tem a finalidade de planejar, dirigir, coordenar e controlar as atividades-fim do Instituto. A Direção de Ensino (IE) é constituída de: Diretor de Ensino (IE), Secretaria (IES) e Divisões de Ensino, assim distribuídas: Divisão de Ensino Fundamental (IEF), Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA), Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE), Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica (IEM), Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica (IEI), Divisão de Ciência da Computação (IEC) e Divisão de Pós-Graduação (IEP).

A Direção de Administração e Apoio (IA), diretamente subordinada ao Reitor, tem por finalidade planejar, dirigir, coordenar e controlar, dentro de sua esfera de competência, as atividades de administração de recursos humanos, materiais, financeiros e de infra-estrutura de apoio. A Direção de Administração e Apoio (IA) tem a seguinte constituição: Diretor de Administração e Apoio (IA), Secretaria (IAS), Divisão Administrativa (IAA), Divisão de Alunos (ID) e Biblioteca (IAB).

Cursos de Graduação

Os Cursos de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica são ministrados em 5 anos. Os dois primeiros constituem o Curso Fundamental, comum a todas as especialidades. Os três seguintes constituem o Curso Profissional, que atualmente abre-se em cinco especializações: Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Infra-Estrutura Aeronáutica e Computação. A escolha dessas especializações é feita por ocasião do concurso de admissão, mas é permitida, sob certas condições, troca de especialidade ao término do Curso Fundamental.

Os alunos de graduação dos cursos de Engenharia são bolsistas do Comando da Aeronáutica. Esta bolsa de estudos compreende ensino e alimentação gratuitos, bem como alojamento e tratamento médico-dentário a preços especiais.

A matrícula no ITA obriga o aluno a matricular-se, também, no CPOR/SJ-Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos, excetuando-se os que já sejam Oficiais da Reserva das Forças Singulares. Ao término do CPOR, o aluno civil que assim optar por ocasião de seu ingresso, poderá ser convocado como Aspirante-a-Oficial de Infantaria de Guarda, Estagiário de Engenharia, e será incluído, após concluir o ITA, a critério do Comando da Aeronáutica, no Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica, no posto inicial de Primeiro-Tenente.

Escola de âmbito nacional, procura o ITA, desde a sua criação, reduzir as exigências para inscrição e facilitar o acesso ao concurso de admissão. Para a admissão em 2002, o concurso foi realizado em 23 cidades diferentes, atendendo à distribuição geográfica dos candidatos que, em número de 8.289, disputaram as vagas existentes.

Informações relativas à inscrição nos Cursos de Graduação em Engenharia devem ser solicitadas ao Setor de Vestibular do ITA no seguinte endereço:

Setor de Vestibular

Praça Mal. Eduardo Gomes, 50-Vila das Acácias

12228-900 São José dos Campos, SP

Tel (012) 3947-5813 Tel/Fax (012) 3947-5932

e-mail: vestita@adm.ita.br

http://www.ita.br/vestibular

O currículo escolar para todos os cursos é aprovado anualmente pela Congregação (para os Cursos de Pós-Graduação, ver Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação, ITA, 2002). Ao prepará-lo, tem-se em vista, especialmente, a formação integrada do profissional, colocando-se ênfase em Ciências Básicas e nas técnicas e métodos de aplicação dos princípios fundamentais de Engenharia. Preenchidas as condições mínimas fixadas, permite-se que alunos regulares freqüentem, em caráter eletivo, cursos extracurriculares, cujos participantes ficam submetidos ao regime comum de freqüência e aproveitamento.

No currículo aprovado para 2002 e apresentado neste Catálogo são observadas as seguintes convenções:

Por proposta das respectivas Divisões, a Comissão de Currículo da Congregação, atuando em se nome, poderá alterar o que está aqui disposto, desde que tais modificações não impliquem mudança substancial do que foi aprovado em plenário. Modificações consideradas substanciais dependem de aprovação da Congregação, nos termos regimentais.


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Versão HTML © 2002 Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica
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Instalação: Setembro 2002; Atualização: Setembro 02; Comentários e sugestões